quarta-feira, 30 de março de 2011

Relatório de Atividades da Diretoria do Real: Gestão 2009 – 2010

Relatório de Atividades da Diretoria do Real: Gestão 2009 – 2010, cujo teor deverá constar, integralmente, da ata da AGO do Condomínio Real – Unifamiliar U2, realizada no dia 30 de março de 2011. 2009 1. Gestão Descentralizada Criação e implementação de Grupos de Trabalho (GT) visando uma gestão participativa e descentralizada. 2. Regimento Interno Colocação em prática do Regimento Interno, através de capacitação dos funcionários, porteiros e vigilantes. A partir desta capacitação, a operação do condomínio passou a orientar-se, rigorosamente, nas normas do Regimento Interno do Real. 3. Sistema de Segurança 3.1. Implantação de novo sistema de segurança através de biometria óptica e cartão magnético, novo software de cadastramento de proprietários e fornecedores. Criação da rede interna, intercomunicando todos os computadores e câmaras. Instalação do suporte on-line. 3.2. Melhoria contínua da funcionalidade da portaria. A rotatividade constante dos porteiros deveu-se a incapacidade da empresa fornecedora de contratar mão-de-obra especializada na função. Inúmeras reuniões foram realizadas com a empresa, mas, sem muito sucesso 4. Recursos Humanos 4.1. Contratação da equipe de jardineiros (03 profissionais), diminuindo os valores da terceirização e obtendo maior segurança, dedicação e qualidade nos trabalhos. 4.2. Investimento no quadro funcional: qualidade da alimentação, higiene, uniformes, equipamentos de segurança e plano médico-odontológico para todos os funcionários. Treinamentos informais. 5. Portaria 5.1. Recuperação de toda a parte elétrica, iluminação, vidros quebrados, infiltrações, pintura de alvenaria, madeirame e luminárias. Troca de mobiliário para adequação às novas necessidades. Colocação de grades de proteção para os pedestres. Pintura de todo o gradil. Adequação da posição dos leitores de identificação e câmeras de vídeo. 5.2. Recuperação do paisagismo e jardinagem dos canteiros internos e externos. Recuperação da iluminação dos jardins da portaria e das guaritas. 5.3. Adoção do ponto de ônibus em frente ao Real quanto à limpeza e capina, para maior conforto e qualidade do espaço para nossos moradores, fornecedores e empregados. 6. Casa de Apoio 6.1. Compra de equipamentos de multimídia, telão, internet e comunicação diminuindo os gastos mensais com alugueis. 6.2. Melhoria do banheiro social, com colocação de espelho, porta-objeto, dimer, papeleiras e melhor iluminação. Instalação de exaustor no banheiro dos funcionários, por não existir ventilação. 6.3. Conserto do esgoto da casa de apoio, que apresentava refluxo, por erros de engenharia. 6.4. Conserto do mobiliário da cozinha dentro do possível. Compra de um novo microondas, liquidificador e fogão de duas bocas a gás. Revisão da parte elétrica e ventilação. 7. Revitalização do meio ambiente: ruas, canteiros, praças e playground. 7.1 Instalação da política de defensivos não-tóxicos ou pouco tóxicos para o homem e a fauna. 7.2 Compra de máquinas e equipamentos de jardinagem, insumos agrícolas, material de limpeza biodegradável. 7.3. Plantio de mudas arbóreas, arbustivas e florais. Recuperação do gramado, canteiros, maciços e pérgula da praça. Transplante de espécies vegetais posicionadas em locais perigosos para crianças. 7.4. Instalação de uma ducha e de uma torneira, revisão da parte hidráulica e elétrica da praça. 7.5 Pintura dos meio-fios, recuperação de bocas de lobo, execução de sistema de drenagem nas praças, canteiros e playground. 7.6 Replantio de pinheiros junto ao muro, recuperação do sansão-do-campo na área externa do muro, negociado com a AG, mas, não cumprido. 7.7 Manutenção e otimização dos sistemas de irrigação, iluminação das ruas e alamedas, coleta de lixo doméstico e verde, limpeza das ruas e controle sistêmico de pragas doméstico e ambiental. 8. Comunicação Criação de um novo canal de comunicação - o blog – Residencial Real www.residencialreal.blogspot.com 2010 1. Sistema de Segurança (item prioritário eleito pelos moradores) 1.1. Implantação do Comitê CEAJ (Comitê Executivo de Apuração e Julgamento) prevista no regimento interno, conforme Secção II, do cap. II, do Título V, art.85 e seguintes, sendo este aprovado por Assembléia Geral Ordinária e pelos Diretores, nomeando no ato os associados: Afonso Uchoa Neto (Secretário), Bernardo da Cunha Pereira (Receptor) e Antônio Augusto Seabra Gomes (Presidente), como integrantes titulares da CEAJ, cujo mandato será por 02 anos. 1.2. Aperfeiçoamento do sistema computadorizado de vigilância e controle de entrada e saída. 1.3. Melhoria contínua da funcionalidade da portaria. A rotatividade constante dos porteiros foi devida ao mesmo problema de 2009. Novamente, reuniões foram realizadas com a empresa, agora, com os sócios, instalada a cobrança de multas contratuais e, maior severidade nas cobranças ao fornecedor. 1.4 Implementação das normas de segurança no condomínio, execução da sinalização interna, através de placas e pinturas no chão e, educação para o trânsito. 1.5 Instalação de 10 (dez) limitadores de velocidade para aumentar a segurança dos moradores e educar os condôminos. 1.6. Capacitação do quadro funcional em segurança e atendimento. 2. Comunicação 2.1. Melhoria do sistema de comunicação: colocação de quadros de avisos na casa de apoio e na portaria. 2.2. Atualização constante do blog, contendo todas as atas do Real e da AG, relatórios gerencias e comunicações. 3. Casa de Apoio 3.1 Confecção de piso ao redor da casa de apoio e instalação de iluminação externa, facilitando vigilância, trânsito e limpeza. 3.2 Confeção de grelha-canaleta melhorando a drenagem pluvial e evitando alagamentos na casa. 3.3. Reforma casa de apoio/OI em fase contratual final. A Diretoria conseguiu negociar os aluguéis não pagos por 10 ( dez) anos, valor que será usado na reforma da casa de apoio para suportar a expansão da telefônica, inclusive aumentando os números fixos e a velocidade da internet. 4. Revitalização do meio ambiente: ruas, canteiros, praças e playground. 4.1 Iluminação da praça proporcionando aos moradores do Real mais segurança e estendendo o tempo de lazer. – Responsável Técnico: Eng. Bernardo Cunha ( proprietário voluntário). 4.2. Renovação da pintura do playground (madeirame, ferragens e piaçava). 4.3 Renovação e manutenção da areia do playground (cf. orientações do Minas Náutico) para evitar contaminações. 4.4 Recortes no concreto da praça para evitar acidentes em volta das rampas de escalagem, escadas e escorregadores, com colocação de areia no local. 4.5 Plantio de arvores frutíferas na praça. Pomar com jabuticabeiras, amoreiras, pitangueiras, romãs, ameixa, jurubeba, goiaba, por enquanto... 4.6 Substituição de árvores que não vingaram após 4 anos de plantio. 4.7. Implantação de pontos de irrigação onde existiam pontos cegos. 4.8 Limpeza, dedetização e remoção de entulhos dos lotes vagos com maior frequencia. 4.9 Corte de eucaliptos, autorizados e acompanhados pela Prefeitura, com plantio de mudas nos locais determinados pela mesma. Apoio expressivo do proprietário José Marcos. 4.10. Controle rigoroso de pragas nas áreas coletivas para não contaminar os jardins. 4.11 Plantio de sansão-do-campo na parte interna do muro ao longo da rodovia, aumentando a densidade da cortina arbórea e, consequentemente, a segurança junto aos muros. 4.12. Plantio de novas mudas de árvores típicas em todo o residencial. 5. Eventos 5.1 Apoio ao Grupo de Trabalho (GT) que planejou, operacionalizou e contabilizou o nosso I ARRAIÁ DU REAL. Participação maciça dos moradores e amigos, numa tarde-noite muito alegre. Contratamos a quadrilha “Bola de Fogo”, constituída por crianças de 02 a 12 anos, um projeto social do Jardim Canadá. Este projeto possui um time de futebol de crianças o “Bola de Fogo” e, necessitam de material esportivo, principalmente, bolas de futebol usadas ou novas. 5.2 Nosso 6º Almoço de Natal, como sempre, foi um sucesso. O GT trabalhou com a maior rapidez e competência. Neste natal apoiamos a Creche São Judas Tadeu, Jardim Canadá, que atende 537 crianças de 06 meses a 12 anos em horário integral. Como parte do convite foi feita a doação de 150 kg de leite em pó para esta creche, onde passam o dia inteiro, vários filhos de nossas empregadas e prestadores de serviços. Os nossos vizinhos adotaram 200 crianças desta creche para ajudar ao Papai Noel. As famílias que participaram da tarde de entrega dos presentes se emocionaram por ver que com tão pouco ajudamos a construir a magia de Natal de nossa população do entorno. Finalmente, os agradecimentos desta Diretoria a todos os nossos amigos-moradores e proprietários, pela inestimável participação, competência, harmonia e alegria. Nós acreditamos, verdadeiramente, na gestão participativa. Muito obrigado pela oportunidade de sermos voluntários na melhoria contínua do local que escolhemos para viver, compartilhar e sermos felizes. Que a Diretoria que agora assume o biênio 2011-2012 tenha muito apoio, sucesso e alegrias. Contem conosco agora e sempre! Diretoria 2009-2010 Maria Cristina Cardoso Costa Pinto Afonso Uchoa Neto Nilo de Carvalho Serpa
Nova Lima,30 de março de 2011.

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