segunda-feira, 28 de março de 2011

AUDITORIA CONTÁBIL-FINANCEIRA 2010 - U2

COMENTÁRIOS DOS AUDITORES SOBRE AS CONTAS EXAMINADAS E RECOMENDAÇÕES PARA MELHORIA DOS CONTROLES INTERNOS CONTÁBEIS E ADMINISTRATIVOS

ATIVO

I – DISPONIBILIDADES

1 – CAIXA

Relatório do Fundo Fixo fechando com o razão contábil e documentos. Durante os trabalhos de auditoria procedemos a uma verificação surpresa e constatamos que o saldo do Fundo Fixo estava conferindo com os valores existentes nos cofres da Associação. Sugerimos que periodicamente esta ação seja repetida para aprimorar a segurança dos controles.

2 – BANCOS: CONTA MOVIMENTO Os saldos das contas estavam devidamente conciliados com os extratos bancários. Os saldos foram circularizados e todos estavam de acordo com os extratos usados nas conciliações.

3 – APLICAÇÕES FINANCEIRAS Os saldos das contas estavam devidamente conciliados com os extratos bancários. Os saldos foram circularizados e todos estavam de acordo com os extratos usados nas conciliações. Sugerimos que os saldos dos impostos retidos referentes aos resgates das aplicações fossem lançados contra a conta de resultados uma vez que a Associação é isenta do pagamento de impostos e não teria como compensar os mesmos, sugerimos, também, que a Gerência Financeira estude junto aos bancos parceiros uma nova forma de aplicação que não tenha tributação.

II – REALIZÁVEL EM CURTO PRAZO

1 – CONTAS A RECEBER DE ASSOCIADOS As contas estavam devidamente conciliadas e os saldos estão de acordo com o razão contábil. Sugerimos uma revisão no critério de envio dos devedores para cobrança através de advogados para que a constituição destas provisões seja feita com respaldo da legislação vigente.

2 – ADIANTAMENTOS A FORNECEDORES Saldo da conta conferido com o pagamento da despesa ainda não realizada.


III – ATIVO PERMANENTE


1 – IMOBILIZADO TÉCNICO A Auditoria anterior sugeriu que fosse implantado um sistema de controle de Ativo Fixo e a Associação contratou a empresa BH Patrimonial para este trabalho. Foi feito levantamento detalhado de todos os bens e, devido ao longo período sem controle, este levantamento resultou em ajustes considerados, a mesma empresa mantém o controle dos bens do imobilizado e periodicamente faz inventário para controle. Os percentuais de depreciação e amortização usados estão dentro do permitido pela legislação. Sugerimos e foi acatada pela contabilidade a alteração dos históricos. Onde estava registrado conforme autorização da Associação foi alterada para conforme laudo da BH Patrimonial.

2 – INTANGIVEL Os saldos das contas de sistemas operacionais também foram inventariados pela BH Patrimonial e suas amortizações estão dentro dos percentuais permitidos pela legislação.

IV – ATIVO CIRCULANTE

1 – FORNECEDORES Os saldos dos controles internos estavam de acordo com os saldos contábeis. A título de circularização foram considerados os fornecedores de maior valor. As respostas recebidas estavam de acordo com os saldos contábeis.

2 – OBRIGAÇÕES FISCAIS E TRIBUTÁRIAS Os saldos das contas apresentam algumas divergências de valor irrelevante para auditoria que não comprometem as obrigações da Associação, mas precisam ser conciliadas periodicamente. Durante os trabalhos foi solicitada aos funcionários a apresentação das CND’s e todas estavam sem impedimento.

3 – OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS/PREVIDENCIARIAS Os saldos das contas apresentavam algumas divergências em relação aos relatórios. Sugerimos ajuste na rubrica Provisão para Férias e foi acatado pela contabilidade. Durante os trabalhos foi solicitada aos funcionários a apresentação das CND’s do INSS e FGTS e todas estavam sem impedimento.

V – PATRIMÔNIO LÍQUIDO

1 – FUNDO PATRIMONIAL

As contas do Patrimônio Líquido estavam de acordo os controles internos. Sugerimos atenção especial para a conta de ajustes de exercícios anteriores. Durante os trabalhos tivemos uma reunião com o responsável pela contabilidade onde apresentamos as ponderações de se fazerem somente lançamentos nesta rubrica quando realmente o ajuste for de exercícios anteriores. As contas de resultados foram devidamente testadas onde encontramos algumas irregularidades que foram ajustadas pela contabilidade para melhor apresentação do resultado. Sugerimos à Diretoria que solicite a contabilidade um relatório de Demonstração Analítica do Resultado Mensal para melhor acompanhamento das despesas e receitas. Durante os trabalhos, verificamos que algumas contas não estavam sendo usadas corretamente. Com este novo relatório sugerido estas divergências serão detectadas e corrigidas no próprio período.

VI – EMPRESAS TERCEIRIZADAS Fizemos uma visita à empresa GOL e não encontramos nenhuma irregularidade nos registros dos funcionários que prestam serviços para a Associação.

VII – VERIFICAÇÃO PRESENCIAL DE FUNCIONÁRIOS Durante os trabalhos procedemos a uma verificação presencial de alguns funcionários e o ponto em destaque foi que um funcionário não portava identidade. Sugerimos que a Associação comunique por escrito a todos os funcionários que estejam sempre de porte de seus documentos para fins de identificação e segurança.

VIII – PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS INTERNOS A auditoria anterior sugeriu a contratação de uma empresa especializada para elaboração de manual de normas internas. Este ponto é de grande importância para melhoria dos controles da Associação e delegação de responsabilidades.

IX– CONTRATOS/ESTATUTOS Procedemos à leitura dos estatutos, contratos e aditivos de maior importância e valor e não detectamos nenhuma falha que possa vir a prejudicar a Associação financeira ou socialmente.

X– DOCUMENTAÇÃO E ARQUIVO Todos os documentos solicitados aos funcionários durante o período de trabalho de inspeção foram apresentados sem qualquer restrição. Sugerimos que os grandes contratos (Gol e outros) tenham um arquivo especial para facilitar o controle e identificação dos documentos.

XI – DISPOSIÇÕES FINAIS Nossos relatórios foram gerados após trabalhos realizados à base de testes seletivos. Foi preparado para que os Diretores da Associação tenha conhecimento dos princípios de auditoria geralmente aceitos e verifiquem se os procedimentos sugeridos estão sendo acatados. Este relatório é confidencial. Estamos sempre à disposição de V.Sas para quaisquer esclarecimentos que se fizerem necessários. MORATO & ROCHA AUDITORES INDEPENDENTES Mário Lúcio Morato

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